• Versão Português
  • Versão Espanhol
  • Versão Inglês

DESTAQUE

SÃO PAULO

APARECIDA

  • Imagem Cidade de Aparecida
  • Imagem Fórmula 1 Brasil
  • Banner Expoflora

Aparecida

Histórico da cidade:

Aparecida nasceu de um milagre, quando em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves pescaram no rio Paraíba do Sul a imagem de uma Santa Negra. Era época de pouca pesca, para servir um banquete ao governador de Minas Gerais e São Paulo, Dom Pedro Miguel de Almeida, que passava pela Vila de Guaratinguetá, os três pescadores lançaram sua rede ao rio. Primeiro, pescaram um corpo de imagem, sem cabeça, depois, ao jogarem novamente a rede, tiraram do rio a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente ao corpo.

A pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida era um sinal de que esta cidade seria abençoada.

Aparecida, com seus 112Km², tem hoje cerca de 35 mil habitantes. Gente que vive do comércio movimentado pela fé daqueles que vêm agradecer ou pedir graças à Santa Padroeira do Brasil.

Conhecida mundialmente, a Estância Turístico-Religiosa de Aparecida recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os campos do Brasil e exterior.

Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentando toda a região do Vale Paraíba. No carnaval, a cidade oferece retiros espirituais, "rebanhões" e atividades profanas para aqueles que também buscam diversão sadia durante as "Folias de Momo".

Em Aparecida existem vários prédios antigos, seminários e igrejas que merecem ser visitados. Os pontos turísticos também são muitos, todos com infra-estrutura para atender de maneira adequada ao fiel que vem a Aparecida.

Para aqueles que gostam de diversão, a cidade oferece um parque temático, com brinquedos e atividades religiosas e culturais. No Santuário Nacional, encontra-se um Centro de Apoio ao Romeiro, com vasto comércio para todos os gostos.

Aparecida tem 18 escolas, entre particulares, municipais e estaduais, 04 unidades de saúde, 11 igrejas e 01 autarquia municipal.

A cidade de Nossa Senhora Aparecida emancipou-se de Guaratinguetá em 17 de Dezembro de 1928.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de terracota (argila, que depois de modelada é cozida em forno apropriado) e mede cerca de 40 centímetros de altura. A cor "acanelada", com que hoje é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros.

Segundo alguns especialistas, seu estilo é seiscentista. Após ser estudada pelo Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro, pelos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Salvador (na Bahia), Dom Clemente de Silva Nigra e Dom Paulo Lanchenmayer, pôde-se afirmar que a imagem é do século XVII.

Tarefa difícil foi determinar o autor da pequena imagem, pois a mesma não estava assinada.

Após longo estudo, resolveu-se atribuir a autoria a Frei Agostinho de Jesus (Monge Beneditino).

Caracterizam seu estilo: forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo no centro uma covinha, penteado, flores em relevo, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.

Depois de ser pescada por três pescadores, em 1717, a Imagem ficou em poder da família do pescador Felipe Pedrosos, durante 15 anos. Nessa época a imagem foi mantida na casa do pescador, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem.

Em 1978, após o atentado que reduzira a imagem a quase duzentos fragmentos, a mesma foi encaminhada ao professor Pietro Maria Bardi (na época diretor do Museu de Arte de São Paulo - MASP) que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.

A imagem da Santa foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, que na época era restauradora do MASP.

Atrativos da cidade:

» Basílica Velha

Chamada de Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a guardiã da religiosidade e da fé do povo brasileiro. É o símbolo da

Capital Mariana do País. Os degraus de pedra de sua entrada já foram gastos pelos pés e joelhos dos milhões de fiéis que por eles passaram. Inaugurada em 1745, passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas em suas imponentes paredes externas. Construção do estilo barroco, a Matriz Basílica é conhecida pelos fiéis como a antiga casa de Nossa Senhora Aparecida.

Até hoje é marco da história da fé que alimenta a cidade, com suas duas torres, os sinos e um órgão que emociona nas missas e celebrações.

» Passarela da Fé

Em 1972, foi inaugurada em Aparecida uma passarela que liga a Basílica Velha a Basílica Nova. Chamada de Passarela da Fé, a construção de concreto é mais uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, por isso tem o formato de um “S” de Santa.

A construção da ponte foi iniciada no final de 1970 e levou quase 2 anos para ser concluída. Hoje é visita obrigatória para os fiéis e, aos domingos, é palco de um espetáculo para os olhos, quando a certa hora do dia podem ser vistos milhares de visitantes passando pela passarela, após as missas, para admirar a vista que se tem dela. A passarela da Fé tem comprimento de 389m e largura de 5,85m. É um excelente atrativo, pois de sua parte mais alta descortina-se uma bela visão panorâmica da cidade de Nossa Senhora Aparecida.

» Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora Aparecida foi crescendo e o número de fiéis que visitavam Aparecida foi aumentando cada vez mais. Com isso, a primeira Basílica (Velha) tornou-se pequena. Era necessário construir outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros.

Por iniciativa do Cardeal Motta, teve inicio em 11 de novembro de 1955, a construção do novo templo, hoje a atual Basílica Nova, a Maior.

» Santuário Mariano do Mundo

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) declarou oficialmente a basílica de Aparecida, o Santuário Nacional. De estilo neo-romântico, foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. A Basílica Nova conta, basicamente, com quatro naves juntando-se em cruz, em cuja interseção ergue-se a imponente cúpula. Tem capacidade para abrigar de 45 a 70 mil fiéis.

Botão Voltar
Botão Subir
  • Logo Ministerio do Turismo
  • Logo Sao Paulo Turismo
  • Sao Paulo
  • Sindetur
  • Abav
  • Logo Convention & Visitors Bureau
  • Logo Brasil
  • Logo TripAdvisor