• Versão Português
  • Versão Espanhol
  • Versão Inglês

DESTAQUE

SÃO PAULO

ECOTURISMO

  • Imagem Cidade de Aparecida
  • Imagem Fórmula 1 Brasil
  • Banner Expoflora

O ecoturismo procura utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando sua conservação e buscando formar uma consciência ambientalista, além de promover o bem-estar das populações envolvidas.

O ecoturismo é uma atividade sustentável e, por se preocupar com a preservação do patrimônio natural e cultural, diferencia-se do turismo predatório. É uma tendência mundial em crescimento e responde a várias demandas: desde a prática do esporte radical ao estudo científico dos ecossistemas.

Cavernas – Trilha do Bugio (Eldorado)

Partida para o PEJ (Parque Estadual Jacupiranga) e trekking pela Trilha do Bugio se desenvolve num percurso de aproximadamente 5 km e passa pela Cachoeira do Araçá e as Grutas do Rolado III e II. Durante o percurso os visitantes observam vários estágios de formação florestal que vão desde trechos com mata em estado de regeneração até locais com mata primária, ou virgem, com abundância de espécies arbóreas da Mata Atlântica.A água é farta em toda a extensão da trilha que segue pelo vale do Ribeirão do Araçá até a entrada da Gruta do Rolado III, e pelo vale do ribeirão da Tapagem após a saída da Gruta do Rolado II. A travessia das duas cavernas é, no entanto, o ponto alto do roteiro. Ambas estão em estado natural e sem qualquer modificação feita pelo homem. O uso de capacetes é obrigatório como equipamento de segurança e a iluminação é feita por lanternas e reatores de gás acetileno, produzido pela reação do carbureto em contato com a água.


Caverna do Diabo (Eldorado)

Descoberta oficialmente em 1886 por Richard Krone, um pesquisador e naturalista alemão, a Gruta da Tapagem ou, como é mais conhecida, a Caverna do Diabo é uma das mais belas cavernas do mundo abertas à visitação. É a maior caverna do estado de São Paulo possuindo quase 8 km de galerias já mapeadas. No entanto, 700 metros possui infra-estrutura para o turismo como escadas, iluminação e passarelas. Isso proporciona maior segurança e comodidade aos visitantes que ficam à vontade para identificar e observar todos os diferentes tipos de espeleotemas encontrados em uma caverna de calcário. Estalactites, estalagmites, colunas, velas, torres, helectites e cortinas são alguns exemplos dessas abundantes formações de carbonato de cálcio.


Cavernas – PETAR (Caverna de Santana e Laje Branca) (Iporanga)

Destino as Cavernas de Santana e Laje Branca. A Caverna de Santana, uma das mais belas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), no município de Iporanga, apresenta formações de rara beleza e complexidade. Águas transparentes atravessam a caverna, contribuindo para o processo de ornamentação e atividade. Dando continuidade, iremos para a Trilha do Lajeado. O Paredão da Laje Branca é uma gigantesca parede de calcário no meio da Mata Atlântica. Na base desse paredão, está a entrada da Caverna Laje Branca. Com 130 metros de altura, sua entrada impressiona a todos. No interior, gigantescos salões com imensas dunas.

Water Trekking – Trilha do Vale das Ostras com Cascading

Destino ao O Vale das Ostras, que é formado pelo Ribeirão de mesmo nome, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo. Após deixar as entranhas da terra, esse ribeirão percorre um acidentado trajeto até desaguar no rio Ribeira, e forma cerca de 10 cachoeiras das mais diversas formas e tamanhos. A Trilha das Ostras percorre todo esse trajeto, de 3,8 km, chegando ao ponto culminante do roteiro: a Queda de Meu Deus, uma cachoeira com 53 metros de altura. Além da observação dos vários aspectos da Natureza durante o percurso da trilha, os visitantes podem desfrutar de momentos de total contato com Ela mergulhando e nadando em diversos locais do ribeirão. A realização do CASCADING (Rapel em cachoeira) na cachoeira do Funil é imprescindível.

Duck pelo Rio Betary - No PETAR, descendo as corredeiras do Rio Betary

Berço do bóia cross, agora a aventura ficou diferente com a estabilidade do Duck, caiaque inflável para duas pessoas. Nas águas transparentes e nas fantásticas corredeiras do rio Betary, estes ingredientes proporcionam um passeio agradável de grande beleza cênica. A queda do Jambeiro é uma emoção à parte.

Dia de Campo

Visita a Fazenda Boa Esperança onde teremos a oportunidade de conhecer a vida no campo. A cavalgada passa por variantes e trilhas da fazenda, sempre na companhia de pessoas experientes na vida diária do campo, em média 2h por duas horas. O ambiente é propício para o entendimento das origens do Brasil Rural e de parte dos produtos que consumimos, assim como o dia a dia de pessoas simples.


Trilha do Mirante (Eldorado)

O Mirante do Cruzeiro é uma montanha com 510 metros de altitude de onde é possível, em dias claros e sem nebulosidade, avistar o mar (a 70km de distância), toda a cidade de Eldorado e outras cidades do Vale. Para se chegar ao topo, percorre-se uma trilha de aproximadamente 1,5km com trechos de forte inclinação. O topo é aberto, quase sem vegetação, e com rochas expostas que facilitam a visualização da paisagem. O Rapel rola em um paredão de 20m com a sensação diferenciada se a atividade for realizada à noite.


Acquaride e/ou Bóia cross no Rio Batatal (Eldorado)

O Mirante do Cruzeiro é uma montanha com 510 metros de altitude de onde é possível, em dias claros e sem nebulosidade, avistar o mar (a 70km de distância), toda a cidade de Eldorado e outras cidades do Vale. Para se chegar ao topo, percorre-se uma trilha de aproximadamente 1,5km com trechos de forte inclinação. O topo é aberto, quase sem vegetação, e com rochas expostas que facilitam a visualização da paisagem. O Rapel rola em um paredão de 20m com a sensação diferenciada se a atividade for realizada à noite.


Expedição Mata Atlântica

Fantástico roteiro em um dos rios mais preservados do Vale do Ribeira, o Rio Pilões. Em sua volta há mata primária, palmiteiros, cardumes sempre passando por baixo do bote e uma transparência de 3m da água. São cinco horas de remada em DUCK, caiaque inflável para duas pessoas, passando por pequenas corredeiras e grandes revessas. Um delicioso lanche espera os participantes durante o passeio. Momentos para refletirmos sobre as histórias de lutas e conquistas das comunidades Quilombolas. No roteiro, passamos pelos Quilombos do Sapatu, André Lopes, Nhunguara, Pilões, Galvão e Ivaporunduva.

Botão Voltar
Botão Subir
  • Logo Ministerio do Turismo
  • Logo Sao Paulo Turismo
  • Sao Paulo
  • Sindetur
  • Abav
  • Logo Convention & Visitors Bureau
  • Logo Brasil
  • Logo TripAdvisor